Dono de uma empresa de construção nos Países Baixos onde viveu e trabalhou durante 25 anos , Yariv Paz decidiu explorar o seu lado mais espiritual e privilegiar o contacto com a natureza, ajudando outras pessoas a fazerem o mesmo.
Encontrou em Portugal o país perfeito para esta mudança de vida: “Visitei Portugal e as zonas rurais. Foi exatamente o que imaginei na minha cabeça, bela natureza, gente tranquila e simpática por perto. Não preciso de mais nada, pensei”.
Depois de visitar mais de 100 propriedades, encontrou em Grândola “a terra prometida” para desenvolver o projeto MamaAdama, que em hebraico significa mãe natureza. É um retiro de meditação, contacto com a natureza e com os animais em pleno Alentejo.
“O Alentejo é uma zona bonita, vilas pequenas e pouco desenvolvidas, é exatamente o que precisamos especialmente nestes dias, em que queremos voltar ao básico…”, afirma.
Para construir este retiro na natureza, Yariv inspirou-se em alguns locais e comunidades que conheceu ao longo das suas viagens um pouco por todo o mundo.
Nos últimos cinco anos, tem vindo a desenvolver a MamaAdama e a receber visitas de quem procura contacto com a natureza e com os animais da quinta, especialmente as alpacas, animal nativo da América do Sul, pouco habitual deste lado do Atlântico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgU1YQD0T6KqrIPpSxOzty141uOA6fbpQLv8LL82CDwhOx5lp9DnuKmN-CfUAp99xeNOJmHbq2tYwlOE-pstpVoblRTuG5gfsjndH7NVRQapnEeoBuzp-nRKmWr5yrBxyWGYJZBpFHpupzYzV-v3Qq6Q1EjywEs8sfgXNxhXbUxtaCtJbytGDRvJcvs/w640-h602/02.PNG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilA0sYkCqP3QfYvRkBlWwg4dqQUnUuk1mbZsIWcpwMyCl59LT-t47Q_FqfVMp2KKo--97B6Zmc_Jp6JbxBy2jOLQw7xw_Qd8GTFE0NAs7ZG097vG0XvnKFG5oivZan01T3Doh9vXNFse8VlxNsfPuf0ePZb6XNepKlw-QRumylXMtcK0k5p8Gu1lg_/w640-h424/0.PNG)
As alpacas da MamaAdama vieram dos Países Baixos através de serviços especiais de transporte de animais. “Foi difícil trazê-las, porque em Portugal não existem muitas alpacas e a burocracia era difícil, mas conseguimos”, conta.
No início eram 10 alpacas e, apesar de algumas não terem sobrevivido porque não se adaptaram à comida, hoje em dia continuam a ser 10, porque entretanto já nasceram algumas na quinta de Grândola.
Pertencentes à família dos camelídeos, as alpacas podem ser encontradas na América do Sul, na região dos Andes. Em comparação com os lamas, têm pêlo mais longo e macio. A sua criação tem como objetivo principal a lã. “É um material muito original e hipoalergénico, que pode ter 52 cores naturais, não havendo necessidade de recorrer à indústria química para fazer roupas”, explica Yariv Paz.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijpRxTtnlTU9PzWMChungQEGo9w6fQs-DJrWkDKRU6mIhMErGPmJcE-gHjpkoBJcoKbs2S9Eo8Slerj_v7C0MSVOgLwOg2YR4ys0HbbNLxZTgDGyvmD39F4iAF6VLVEvdFrU1sjDy5Lu0wjIYmLfToV0riWoiUL_1NKqAgGBgSO71YxSeYg3SJ7d7f/w588-h640/0.PNG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNMtIhMQhSaO7ijL6OAM_Klv4t1l8d44O57HmNtwcU73vGD-RFI9IWLqZtZtrpGA_GO6X0A6xLlhTXuQYr4A4S-D9gB0qLC8nAk0BPyZQLaWiFEpm4_dLlLG4GyoIOlo0uOOpizdpt4SqtW0t8tu3rJYFJ9XzPN2r_8OfVRiIfUnTOYrIO7B4A5nYQ/w484-h640/0.PNG)
Yariv conduz as visitas à MamaAdama. Existem dois passeios por dia, às 10h00 e às 17h00, dependendo da época, mas é aconselhável reservar com antecedência, “porque normalmente os passeios estão lotados”.
É possível alimentar e conhecer a personalidade dos animais, principalmente das alpacas. , mas curiosas, aproximam-se de nós. Yariv passa-nos uma tigela com ração para as mãos e segue-se meia-hora de pura ternura capaz de derreter qualquer coração.
As alpacas vêm comer à nossa mão, e, com sorte e alguma astúcia, conseguimos acariciá-las.
As alpacas são fãs de resolver as coisas umas com as outras a cuspo. Por isso, se estiverem chateados entre si o melhor é não sermos apanhados no meio da discussão.
Cuspidelas são uma característica
Uma curiosidade em relação às alpacas é que elas cospem. Geralmente fazem-no entre elas, quando estão zangadas ou descontentes.
Esta é mais uma característica para que Francisco sublinhe que “são animais fantásticos”, acrescentando que elas respeitam muito o espaço pessoal das pessoas e não são animais de grande contacto. No entanto, “com algum reforço positivo mostramos que por vezes um toque humano é bom”.
“Damos-lhes cenoura, que adoram, pera e maçã, como reforço positivo. E temos um balde com ervas especiais para camelídeos que elas adoram. Enquanto comem, fazemos-lhes festas e já existe uma grande evolução”.
As alpacas têm uma esperança de vida de cerca de 20 anos e atingem a maturidade sexual por volta dos três anos.
Uma curiosidade é que não têm cio, pelo que costuma ser feito um teste para ver se uma fêmea está grávida.
Se ela não estiver grávida, quando vê um macho aceita-o e deixa cruzar. Mas se estiver grávida, rejeita-o, cospe-lhe e dá-lhe coices. Por essa razão, é o chamado teste da cuspidela (spit-off test).
Para reservar um tour na MamaAdama: via WhatsApp +31623832312