Descubra os encantos de Évora, cidade-museu nomeada para Capital Europeia da Cultura 2027

 


Pela quarta vez, uma cidade portuguesa recebe o título de Capital Europeia da Cultura. Depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012), Évora será a Capital Europeia da Cultura 2027.

 




Conheça Évora, cidade no Alentejo, Portugal que une cultura e gastronomia rodeada de encantadora natureza

Évora é uma cidade situada em pleno coração do Alentejo português, a meio caminho entre Lisboa e a Extremadura de Espanha. 

Esta localização torna-a o local ideal para iniciar a sua viagem pela região, onde poderá saborear uma requintada gastronomia, conhecer histórias interessantes e ter a oportunidade de descansar numa das praias mais bonitas da Europa.

 


 A cidade oferece tudo o que se possa imaginar para se encantar na sua visita. Desde construções megalíticas a atividades de aventura, passando por vinhos conhecidos e valorizados. 

Évora foi considerada Património Mundial da UNESCO no ano de 1986, para além de ter sido classificada como cidade-museu pela mesma organização, pois tem origem na época romana. 

Embora sem dúvida a época em que Évora teve o maior esplendor foi durante o século XVI, quando aqui viveram os reis de Portugal.

 As ruas vão lhe chamar a atenção pelo ambiente acolhedor e casas brancas tradicionais com azulejos e lindas varandas, arquitetura que inspirou outras cidades de língua portuguesa como Salvador da Bahia, Brasil. 

São os monumentos que ganham protagonismo na hora de atrair visitantes. Não vai querer perder a muralha, o Aqueduto da Água de Prata, edifícios medievais como a catedral, conventos, palácios, igrejas, praças... pois são considerados razões muito fortes para visitar Évora.


 

Os apreciadores de cultura irão desfrutar em Évora a grande oferta cultural que esta cidade oferece, devido à grande importância que teve no passado. Verá isso refletido em sítios como o Colégio do Espírito Santo, que faz parte da Universidade de Évora, ou na Rota do Fresco, que lhe levará a conhecer o período barroco da cidade.

 Encontrará também um grande número de museus para visitar e outros pontos de interesse cultural. 

Entre eles, destaca-se o incrível Teatro Garcia de Resende, edifício que celebra eventos culturais, como peças de teatro, fantoches e curtas metragens. Entre os museus da cidade encontra-se o Museu de Évora onde está exposta uma grande coleção de arqueologia, arte e espólio dos conventos de Évora. 

Visitar o Museu de Arte Sacra da Sé de Évora ou o Centro de Artes Tradicionais e o Museu da Carruagem são experiências inesquecíveis por onde passa e aprende enquanto se diverte.




 

Existe também o Conservatório Regional de Évora, denominado Eborae Mvsica, onde são organizados espectáculos de música clássica que são apreciados pelos grandes fãs deste estilo musical.

Mas sem dúvida um dos maiores locais de interesse da cidade é o Fórum da Fundação Eugénio de Almeida com grande valor arquitetónico e boas exposições, está ao nível de muitos museus semelhantes na Europa.

Nesta cidade também existem lugares maravilhosos para fazer uma pausa e desfrutar do ambiente da zona. Aqui encontrará bares e restaurantes onde poderá saborear os pratos e petiscos típicos da cidade, enquanto saboreia um bom vinho da região do Alentejo. Entre os aperitivos mais típicos estão o queijo curado e o presunto. Os pratos mais famosos da cidade são a cabeça de xara (paté de cabeça de porco) e o ensopado de borrego (estufado de borrego), sempre acompanhados por um excelente vinho das melhores adegas alentejanas.





O que ver em Évora?

Passeando pelas ruas de Évora irá encontrar muitos edifícios e monumentos de grande valor histórico para conhecer. Esta cidade alberga um dos centros históricos mais ricos e bem preservados do país, razão pela qual é classificada como cidade-museu. É uma das cidades mais antigas da Europa e foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1986.


Um bom ponto de partida para realizar um passeio a pé pelos locais de interesse mais históricos da cidade é a Praça do Giraldo, que é o centro da cidade. Esta praça está rodeada por uma grande variedade de edifícios de arquitetura típica alentejana, é também um espaço repleto de bares e esplanadas onde poderá desfrutar do ambiente de ócio. Se caminhar daqui para o sul da cidade pelas ruas pedonais, encontrará a Igreja de São Francisco, um templo gótico manuelino decorado com temática marítima. 

A entrada na igreja é gratuita, porém terá que pagar para ver a zona mais famosa do recinto, a Capela dos Ossos, é uma capela toda forrada por crânios e ossos, mandada construir pelos frades que viveram no convento, sendo um convite a refletir sobre a efemeridade da vida. O ingresso inclui uma visita ao museu de arte sacra e a exposição permanente de presépios.


 

Daí chegará ao Largo da Porta da Moura onde encontrará vários pontos de interesse, como uma fonte globular renascentista, duas torres da antiga muralha tardo romana e uma casa antiga com janelas manuelinas. Esta praça oferece uma das melhores vistas do centro histórico da cidade, onde se chega à catedral da cidade, que fica a poucos metros. 

A Sé Catedral de Évora é um pequeno templo em comparação com outras catedrais, tem muita história e mais parece uma fortaleza do que uma igreja. 

No interior poderá ver o museu da catedral, com uma exposição de joias da arquidiocese de Évora, o claustro, que foi acrescentado no século XIV e vale a pena visitar e subir ao terraço superior e subir até à Torre, onde poderá desfrutar das melhores vistas panorâmicas da cidade e arredores. 

Junto à Sé Catedral encontra-se o Museu de Évora, onde funcionava o palácio arquiepiscopal do século XVI, aqui encontra uma grande coleção de arqueologia islâmica, romana e medieval da comarca e outra coleção de pintura, em que se destaca um retábulo de 13 painéis da escola flamenga.


Mesmo em frente ao museu verá o Templo Romano de Évora, um dos monumentos mais importantes da cidade. Este monumento é o que resta de um antigo templo romano, com 14 colunas coríntias, datado do século II e considerado o edifício romano melhor preservado do país. 

Continuando a passear pelo centro histórico, chegará à Praça do Sertório, onde se encontram os vestígios romanos de uns banhos públicos, as chamadas Termas Romanas. 

É um monumento não tão bem conservado como os outros mas ainda vale a pena ver. No interior encontra-se o laconicum, uma arquibancada circular onde os antigos romanos costumavam tomar banhos quentes de vapor.


 

Depois de sair das ruas do centro, deverá ver as muralhas de Évora, existem duas paredes muralhadas, a primeira é a mais antiga e de origem romana e visigótica datada do século III. 

O que resta da primeira muralha encontra-se na parte superior da cidade velha, onde se encontra a catedral, e são visíveis torres e portões. Mais tarde, após a época medieval, surge a necessidade de uma segunda muralha, que é a cerca-nova, construída entre os séculos XVI e XVII, e que rodeia todo o centro histórico. 

Além disso, outro dos monumentos históricos mais importantes da cidade é o Aqueduto da Água da Prata, que está situado na área urbana do noroeste da cidade. 

Foi construído pelo arquiteto Francisco de Arruda em 1530, para levar água potável a toda a cidade, sendo uma enorme e maravilhosa obra de quase 9 km de extensão.


 


 
Quais são os planos para fazer em Évora?

Évora é uma cidade onde pode realizar os mais variados planos, tanto no ar livre onde poderá fazer prática de desporto e atividades de aventura, como na cidade onde irá passear pelas ruas visitando monumentos de grande valor histórico e desfrutando do grande ambiente da cidade.

Um dos melhores planos a fazer em Évora são sem dúvida os percursos pela cidade e arredores que se podem fazer tanto a pé como de bicicleta. Esses roteiros permitirão conhecer melhor a cidade, verá mais pontos de interesse enquanto faz um passeio maravilhoso. As rotas são feitas a pé se prefere desfrutar de um passeio tranquilo pelas ruas e parar nos locais que mais lhe interessam, ou de bicicleta se preferir conhecer mais locais enquanto pratica atividade física. 

Entre as diferentes rotas que pode fazer encontra-se o passeio pelo Aqueduto de Évora, no qual poderá desfrutar do ambiente rural da cidade, este percurso começa no centro da cidade e à medida que avança irá observar como o aqueduto muda de tamanho e vai aumentando a altura dos arcos conforme se afasta.

Uma vez fora das muralhas que rodeiam a cidade, poderá continuar a apreciar o aqueduto, até chegar à margem do rio Ribeira do Divor, de onde provém a água utilizada pelos habitantes. 

Outro destes percursos que tem a opção de fazer é o percurso pela Ecopista de Évora, um percurso ambiental forrado a betão que se encontra sobre a antiga via ferroviária de Mora, este percurso sai dos limites do concelho de Évora em direção à Sempre Noiva. 

Este roteiro é perfeito para os adeptos das atividades ao ar livre, lá poderá desfrutar de um ambiente natural e conhecer os belos recantos que circundam a cidade, é uma oportunidade ideal onde poderá observar a paisagem da zona. 

Este percurso no total tem cerca de 60 km que pode percorrer de bicicleta ou a pé.

Sem comentários:

Enviar um comentário