O último palácio dos Reis de Portugal transformado no hotel mais lendário de Portugal, e num dos mais belos e históricos hotéis do mundo

 

 

O Palace Hotel do Bussaco é um castelo de conto de fadas em plena floresta encantada, que lhe propõe a experiência única de se hospedar num verdadeiro palácio real, considerado, desde 1917, como um dos mais belos, românticos e históricos hotéis do mundo.

O palácio foi construído a partir de 1888 para os últimos Reis de Portugal, e localiza-se a duas horas de Lisboa, e a uma do Porto, no interior da Mata Nacional do Bussaco, ex-libris botânico e natural de Portugal.

 


 
Esta imensa floresta de 105 hectares, plantada e murada pela Ordem dos Carmelitas Descalços no 1º quartel do séc. XVII, possui espécies vegetais do mundo inteiro, muitas delas gigantescas, e proporciona inúmeros e inesquecíveis passeios pedestres em contacto estreito com a natureza, com passagem por deslumbrantes fontes, capelas, ermidas e miradouros pela serra acima. A sua Via-Sacra e o Convento de Santa Cruz conferem igualmente a este local ímpar e bucólico um ambiente raro da maior paz e serenidade.

No centro deste conjunto paisagístico e arquitetónico único na Europa, o Palace Hotel do Bussaco, verdadeiro palácio real no mais fascinante estilo neomanuelino, com sua grandiosa e harmoniosa escadaria nobre, está sumptuosamente mobilado e decorado com inúmeras obras de arte, magníficos frescos, valiosos quadros e fantásticos painéis de azulejos representando a Epopeia dos Descobrimentos Portugueses e a Batalha do Bussaco, da autoria dos maiores mestres portugueses do séc. XIX. 

 


 

A majestosa sala de jantar do Palácio, outrora cenário de importantes banquetes reais, é hoje em dia um dos melhores e mais refinados restaurantes de Portugal, quer quanto ao serviço, quer especialmente quanto à cozinha portuguesa reinventada que propõe e quanto à sua garrafeira própria, constituída pelos exclusivos vinhos do Bussaco, de renome mundial, mis-en-bouteille-au-château desde 1920.

 


 Este hotel, que ao longo de já quase um século tem acolhido monarcas e chefes de estado do mundo inteiro, atores e autores, políticos e casais em lua-de-mel, é assim o quadro mais romântico e especial para a celebração de casamentos, e demais festividades familiares ou sociais, e constitui igualmente um espaço da maior excelência para a realização de reuniões e dos mais diversos tipos de eventos corporativos.

 

 

Uma estadia no Palace Hotel do Bussaco corresponde a uma experiência histórica única que importa não perder. Um espírito único de autenticidade que nos é dado pela floresta circundante e demais características apontadas, criam, a quem alguma vez nele se instalou, uma viva saudade da perfeição encontrada e do recolhimento usufruído.

 


 
Muitos hotéis europeus se dão, a si próprios, a designação lisonjeira de “Palace”. Este merece-a. Não só porque é um autêntico palácio, na verdadeira aceção do termo, como também porque nele flutua um espirito irreal. Ficar no Palace do Bussaco é como entrar num conto de fadas.

O Palace do Bussaco mereceu inúmeros reconhecimentos e prémios internacionais ao longo da sua longa história, desde os reconhecimentos dos “Relais de Campagne/ Route du Bonheur”, na génese dos actuais Relais & Chateaux, como recentemente depois de no ano passado ter conquistado a distinção “Luxury Castle Hotel of the Year 2019”, nos “World Luxury Awards”, o Palace Hotel do Bussaco voltou a ser nomeado para três categorias em competição nos World Luxury Awards deste ano 2020 – de hotel histórico, de hotel castelo e de hotel “heritage”, tendo sido novamente premiado com o galardão European Win in Luxury Castle Hotel, que o faz manter o prestigioso estatuto já alcançado em 2019.

Trata-se de um justo reconhecimento pelo contributo para a hotelaria europeia e para o Turismo deste palácio de contos de fadas, em plena floresta encantada, transformado há justamente 100 anos num dos mais belos e históricos hotéis do mundo, naquela que constituiu uma das primeiras utilizações de património monumental caído em desuso para alojamento turístico de grande qualidade e carácter.

A renovação deste estatuto encheu naturalmente de orgulho toda a equipa de trabalho, que diariamente se entrega para proporcionar a experiência do sonho e da magia a todos os Hóspedes que a ela se entregam para usufruírem de uma estadia ímpar neste hotel tão peculiar, tão cheio de tradição e tão perfeitamente diferente.

Especialmente neste ano atípico em que todos nós precisamos de alento e de boas notícias, este prémio constitui um estímulo redobrado para a continuidade de todo este reconhecido trabalho centenário desenvolvido consistentemente desde 1917 em prol do Turismo Nacional, da afirmação do Centro de Portugal, da Bairrada e da candidatura da Mata do Buçaco a “Património da Humanidade” pela Unesco, projecto actualmente em curso.

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário