Confecção:
Leve o leite com a manteiga ao lume — desligue o lume quando a manteiga começar a derreter. Deixe arrefecer até ficar ligeiramente morno. (Se usar fermento fresco, dilua-o no leite morno – se o leite estiver quente «mata» o fermento e a massa não cresce.)
Na taça da batedeira com o acessório misturador (de pá), misture o açúcar em pó, o fermento seco e as raspas dos citrinos. Junte o leite e manteiga ainda mornos e deixe misturar uns segundos.
Sempre com a máquina a trabalhar, junte as gemas, o sumo de laranja, o vinho do Porto e misture por mais alguns segundos.
Logo a seguir, junte a farinha pouco a pouco e, finalmente, a pitada de sal.
Mude para o acessório amassador e amasse durante 3 minutos, a uma velocidade média ou média/baixa. Se a massa colar às paredes da taça, junte um pouco mais de farinha.
Tape a taça com película aderente e deixe a massa levedar para o dobro.Logo que isto aconteça, volte a amassá-la com o acessório amassador durante 1 minuto. Finalmente, junte os frutos secos cortados em pequenos pedaços. Reserve alguns inteiros para decoração.
Retire a massa da taça e coloque-a sobre uma bancada ligeiramente enfarinhada. Dê umas amassadelas à mão garantindo que os frutos secos estão todos agarrados à massa. Dê-lhe uma forma de rosca com uma boa abertura no meio — com a levedura e cozedura ela vai fechar bastante.
Coloque-a sobre um tapete de silicone ou papel vegetal untado, cubra com um pano leve e deixe que a massa dobre mais uma vez de volume (para acelerar o processo, pode aquecer um pouco o forno até aos 40º C e deixar a massa coberta com pano no seu interior até levedar para o dobro).
Depois de ter levedado, pincele com a gema de ovo, decore com alguns frutos secos inteiros e faça montinhos de açúcar a gosto.
Coza a 180º C durante 20 a 25 minutos.
Retire o bolo e ainda quente, regue-o com geleia de marmelo ou mel, para dar brilho. (No caso da geleia, para ficar líquida, pode derretê-la durante uns segundos no microondas).
Notas:
Reserve alguns frutos para a decoração final
Não apresse a massa – tem de levedar muito bem
Sem comentários:
Enviar um comentário