Festa dos Tabuleiros de Tomar : Única no mundo realiza-se de 1 a 10 Julho 2023 (com Candidatura a Património da Humanidade) veja o programa

 


Única no mundo, a Festa dos Tabuleiros realiza-se de quatro em quatro anos. A última festa realizou-se de 29 de junho a 8 de julho de 2019 e este ano (2023) realiza-se de 1 a 10 de julho.





A benção dos tabuleiros, as ruas ornamentadas, as colchas colocadas nas janelas, o lançar de flores sobre o cortejo dos tabuleiros, constituído por centenas de raparigas que transportam à cabeça os tabuleiros, é um espectáculo inesquecível.




O Cortejo dos Tabuleiros, anunciado por gaiteiros e fogueteiros, é presidido pelo Pendão do Espírito Santo e pelas três Coroas dos Imperadores e Reis. 

São seguidos pelos Pendões e Coroas de todas as freguesias, com a participação dos raparigas que levam os tabuleiros, terminando com os carros do pão, da carne e do vinho, puxados pelos bois do sacrifício simbólico, de cornos dourados e fitas pendentes.

As raparigas que transportam os tabuleiros devem usar vestido comprido branco, com uma fita colorida a cruzar o peito. São ajudadas por rapazes que também têm um traje a rigor, camisa branca de mangas arregaçadas, calças escuras, barrete preto e gravata na cor da fita da rapariga. 

O tabuleiro, que deve ter a altura da rapariga, é feito de 30 pães, de formato especial com 400 gramas cada, enfiados equitativamente em 5 ou 6 canas. As canas são prendidas a um cesto de vime e rematadas por uma Coroa com a Cruz de Cristo ou a Pomba do Espírito Santo. 

A decoração é completada com flores de papel, verdura e espigas de trigo.



 

 


 

Programa 2023

 

 


 

 





 

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário