Manta Rota - com um extenso areal e água quente e cristalina acima dos 25º, está a tornar-se um dos destinos mais procurados do Algarve….

 


Situada a leste da península de Cacela Velha, na extremidade leste do Parque Natural da Ria Formosa, Manta Rota é uma praia muito procurada pelas famílias portuguesas. 

As suas águas são calmas, pouco profundas e com uma temperatura ligeiramente mais alta do que as praias a oeste. 

O areal tem uma extensão de mais de um quilómetro, sendo também bastante largo, especialmente na maré baixa, oferecendo espaço de sobra para as crianças brincarem. 

É uma praia muito limpa, com Bandeira Azul, e vigilância de nadadores-salvadores na época balnear. 

 



Também na época balnear possui espreguiçadeiras e colmos para alugar, mas há sempre espaço na zona não concessionada para quem traz chapéu ou só quer estender a toalha ao sol. 

Em agosto costuma ficar lotada, quando os turistas espanhóis se juntam aos portugueses (Espanha fica a menos de 20 quilómetros de distância!). 

Nos dias de maiores enchentes, afaste-se da zona central, caminhando um pouco para a esquerda ou para a direita, e encontrará recantos mais tranquilos. 

Aliás, se continuar na direção de Cacela Velha, para oeste, após uns 20 minutos chegará a uma zona quase deserta, onde o naturismo é frequente.




A praia está rodeada por dunas com vegetação. É acessível através de passadiços, que além de protegerem as dunas, proporcionam acesso a pessoas com mobilidade reduzida. 

Existem vários cafés e restaurantes nas imediações, bem como quiosques com refrescos e um pequeno parque infantil. 

 



Como chegar à Praia da Manta Rota


De carro: 

O carro é a melhor opção para se chegar à Praia da Manta Rota. Siga pela estrada N125 a partir de qualquer ponto do Algarve e, à medida que se aproxima de Vila Real de Santo António, verá indicações para Manta Rota. Existe estacionamento gratuito junto à praia.

De transportes públicos: 

O autocarro 43 da Vamus circula entre a Carrapateira, na costa oeste do Algarve, e Vila Real de Santo António, e tem uma paragem na Manta Rota. No entanto, este serviço, além de ter pouca frequência, funciona apenas durante a semana. O comboio também não é a melhor alternativa, uma vez que a estação ferroviária mais próxima é a de Cacela, a cerca de três quilómetros da Manta Rota.




Sem comentários:

Enviar um comentário