A Grécia portuguesa a praia com a água mais azul turquesa de Portugal

É só uma das enseadas mais incríveis da costa portuguesa, estamos a falar da extraordinária Praia Ribeira do Cavalo. Esta praia fica localizada em plena vila de Sesimbra (distrito de Setúbal) e encanta qualquer viajante, aventureiro ou apreciador da natureza!

Na verdade, o seu nome oficial é Praia Ribeiro do Cavalo, mas é comummente conhecida como a Praia Ribeira do Cavalo. Portanto, é assim que continuarei a referir-me a ela ao longo do artigo.

Por se tratar de uma praia em estado selvagem, não oferece serviços de vigilância e restauração, além disso o trilho de acesso é um pouco sinuoso.

Mas repara que é, precisamente, por esse motivo que a Praia Ribeira do Cavalo se torna ainda mais distinta e apetecível. Porque, conserva toda a sua beleza e naturalidade. E a inacessibilidade só a torna ainda mais épica.

Pessoalmente, partilho da opinião de que esta praia tem mesmo uma aura bastante especial. E por essa razão, aconselho qualquer pessoa – amante de trilhos e aventura, a visitar esta pequena pérola da Serra da Arrábida.

Tenho a certeza de que não te vais arrepender da visita, muito pelo contrário. Neste artigo vou explicar tudo sobre como podes chegar à praia, sem dramas. Deixo também 7 dicas e ainda algumas recomendações de hotéis em Sesimbra, caso necessites.

Acesso à Praia Ribeira do Cavalo​

Como já referi anteriormente, a Praia Ribeira do Cavalo é uma praia selvagem, por isso torna-se pouco acessível. Mas, existem 2 formas de chegares até a esta idílica enseada.

⇒ Acesso por Trilho

Pode chegar à praia através de um pequeno trilho. Mas, convém ter algum cuidado, porque é um percurso de dificuldade média-alta.

Então, depois de chegar à vila de Sesimbra, segue em direção às praias da Califórnia e Praia do Ouro (na N378). Mais á frente, na rotunda depois do Clube Naval de Sesimbra, continua em frente. E assim que encontra uma estrada em terra batida à direita, vira e estaciona onde for mais confortável.

Nesta altura, vai ter uma caminhada com cerca de 1 km até chegar ao início do percurso que dá acesso à praia. A entrada para o trilho fica do lado esquerdo. É perfeitamente percetível, portanto não há que enganar.

A partir daqui, segue-se um caminho um tanto sinuoso pela falésia abaixo, até que se dá o grande momento – a chegada à maravilhosa praia do Ribeiro do Cavalo. Tenho a certeza de que vai adorar esta visita.
Porque é, sem dúvida, um verdadeiro paraíso na terra! Afinal, não é à toa que esta praia é conhecida pela sua semelhança com algumas das praias da Grécia.​

Atenção: é fundamental levar ténis calçados. Não leve sapatos, e muito menos chinelos. Toda a atenção é pouca, porque existem descidas íngremes e algumas pedras pelo caminho