É nesta praia portuguesa que pode encontrar a água mais quente do país...e onde pode mergulhar à vontade sem ficar com os pés gelados!

 



É uma das melhores praias do Algarve mas também uma das menos frequentadas. Conheça a belíssima praia da Barreta, na Ilha Deserta.
Em Portugal, podemos encontrar diversas praias deslumbrantes, algumas delas de mais difícil acesso, e que são desconhecidas da maioria das pessoas. 

Um desses locais é precisamente a praia da Barreta, que se encontra na Ilha Deserta, destino incomum e mágico no Algarve. A praia encontra-se em plena Ria Formosa, sapal que se estende por diversos concelhos do Algarve, num percurso de 60 km que vai da praia do Ancão até à praia da Manta Rota.




Durante a maré baixa, ao longo do caminho até à ilha, poderá observar pequenos labirintos de areia, canais e bancos de sapal, assim como observar as diferentes espécies de aves que aqui habitam. 

Depressa chegará à Ilha Deserta, caraterizada por onze quilómetros de sossego e silêncio. Nas areias locais, poderá encontrar diversas espécies de moluscos, como amêijoas e búzios, que podem também ser encontrados nas límpidas águas que rodeiam a ilha. 

 



A água neste paraíso é tão límpida que é muito fácil ver as conchas no fundo, o que ajuda a tornar a experiência de mergulhar neste local ainda mais memorável. E, durante o verão, a temperatura das águas pode atingir os 24°C, o que torna tudo muito mais agradável.

A praia da Barreta tem uma riqueza selvagem tão significativa e uma beleza tão grande que, ao longo de mais de 2 décadas, tem sido galardoada com a “Bandeira Azul”. Mas apesar de este ser um local maioritariamente selvagem, existem algumas comodidades para os banhistas que visitam a praia.

Por exemplo, entre 1 de junho e 30 de setembro, a praia conta com nadadores-salvadores, para garantir a segurança de todos. Existe também uma concessão de praia equipada com colmos e espreguiçadeiras.

 



A vegetação natural deste espaço encontra-se muito bem preservada, muito graças ao cordão dunar da praia. Na encosta interior das dunas, poderá encontrar as espécies mais frágeis, que pode admirar à distância.

A fauna deste local encontra-se também muito protegida, sendo possível observar espécies como andorinhas do mar, gaivinas, chiretas, borrelhos e garajaus, entre outros.

Poderá observar as maravilhas naturais deste sítio, mas procure sempre não perturbar as diferentes espécies, sejam elas vegetais ou animais, para garantir que este habitat se mantém intocado ao máximo. 

 



Caso queira conhecer a grande beleza deste local de uma forma ainda mais profunda, a ilha conta com um interessante percurso ambiental. Esse percurso é circular e inicia-se num passadiço de madeira, que se encontra ao lado da Ria, a partir do pontão de embarque.

O trilho termina no areal da praia, mais precisamente do lado da costa, e, ao longo do caminho, poderá testemunhar a diversa e rica flora e fauna deste paraíso natural. Esta é certamente uma experiência a não perder nesta magnífica ilha.

Por fim, a praia da Barreta conta com uma zona destinada à prática do naturismo, que foi aprovada pela Assembleia Municipal de Faro. Esta encontra-se presente no areal, a ponte do local onde desemboca o passadiço do percurso ambiental. 

 


 


Sem comentários:

Enviar um comentário