A revista de viagens Condé Nast Traveller incluiu Melides na sua lista de melhores destinos de férias
A pequena aldeia costeira de Melides, no concelho de Grândola, é um paraíso por descobrir na costa alentejana. Mas o segredo mais bem guardado do Alentejo já foi revelado e, depois da Comporta, é a vez de Melides atrair atenção internacional.
Praia de Melides: o que tem de especial?
Esta praia tem um extenso areal e está equipada com todos os serviços de apoio, desde restauração a estacionamentos.
Além disso, tem condições de excelência ao nível ambiental e de acessibilidades, possuindo os galardões Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro.
A sul encontram-se formações dunares com flora endémica e classificada e a norte arribas de arenitos configurando conjugações paisagísticas e ambientais de elevado interesse.
As caraterísticas do seu mar e linha de costa convidam à prática de atividades desportivas, como o surf ou bodyboard. Nas imediações, há uma lagoa – a Lagoa de Melides – a qual se prolonga até à aldeia de Melides através de extensos arrozais e pequenas ilhas, cuja riqueza da flora e da fauna permitem atividades como bird watching, canoagem ou passeios pedestres.
Pontos de interesse: dicas imprescindíveis
Centro histórico de Melides: Vá até ao centro histórico de Melides, a cerca de 6 km da Praia e visite o seu belíssimo centro histórico, onde pode apreciar a igreja matriz – Igreja de São Pedro, datada do século XVIII – e a Fonte dos Olhos.
Vale Figueira: Visite Vale Figueira, a 8 km da Praia e admire sítios de interesse arqueológico, onde existe o Dólmen da Pedra Branca, o Monumento Megalítico das Casas Velhas e a Necrópole.
Artesanato: Melides é, também, conhecida pelas suas peças em barro, feitas a mão pelos artesãos locais. Portanto, não deixe de levar um destes objetos tão tradicionais para casa.
Passeio a cavalo: Cumpra o sonho de qualquer um e monte a cavalo, enquanto percorre a serra ou a praia, durante quase duas horas.
Herdade da Aberta Nova: Os 500 hectares fazem deste espaço um local que deve mesmo conhecer. Visite-o e aproveite para comprar produtos biológicos, fazer passeios a cavalo ou, simplesmente, conhecer os muitos animais da quinta.
Em Melides o tempo passa mais devagar, ao ritmo dos locais que facilmente encontrará a jogarem cartas nas praças da aldeia. Com pouco mais de 1600 habitantes, Melides é um Portugal diferente, fora dos circuitos agitados mais procurados no verão e que surpreende pela sua pacatez e por estar ainda um pouco por descobrir para o turismo de massas.
Nos últimos anos, Melides tem sido mencionado em vários artigos na imprensa nacional e internacional, o que tem atraído investimentos em refúgios quase secretos. O célebre designer de sapatos Christian Louboutin construiu um hotel de charme na região. O designer francês apaixonou-se por Portugal há alguns anos e mudou-se para Melides em 2017, onde tem casa, e projetou o hotel Vermelho com 13 quartos e o restaurante Xtian.
A condessa italiana Noemi Marone Cinzano também construiu aqui um retiro de férias já fotografado pela AD-Architectural Digest norte-americana. O arquiteto e designer belga Vincent Van Duysen desenhou e construiu aqui uma casa icónica, e que também já teve direito a reportagem no New York Times.
Visite a Praia de Melides e tenha muito mais do que um simples dia de praia.
Aqui há muito para ver e fazer, além dos banhos de sol e de mar. Portanto, prepare-se para passear muito, conhecer um património histórico e arqueológico muito rico e, ainda deslumbrar-se com uma flora viva e entusiasmante.
E claro, não podia faltar a boa gastronomia, sempre a coroar qualquer viagem. Aproveite e faça uma escapadinha até à Praia de Melides.
Como chegar: Siga pela EN261, na direção sul, e apanhe a estrada em alcatrão que indica Praia de Melides.
Sem comentários:
Enviar um comentário