Ingredientes:
1,2 kg de batata doce
2 c. de sopa de manteiga
2 gemas
250 g de cogumelos shiitake
Azeite e folhas de tomilho q.b.
1 kg de carne picada (eu costumo usar uma mistura de vaca e porco, com um bocadinho de chouriço)
2 dentes de alho bem picadinhos
Pimenta preta q.b.
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
5 c. sopa bem cheias de polpa de tomate
Comece por descascar as batatas-doces e por levá-las a cozer em água temperada com sal. Quando estiverem tenrinhas, coe e esmague-as, para fazer o puré. Junte depois a manteiga e as gemas. Prove, não vá ser precisa mais uma pitadinha de sal.
Enquanto as batatas cozem, corte em tiras 250 g de cogumelos shiitake. Leve ao lume um tacho grande, com o fundo coberto de azeite, e quando estiver quente junte os cogumelos. Tempere-os com sal e com o tomilho e deixe-os fritar. Se for preciso, porque os shiitake são umas "esponjinhas", junte mais um pouco de azeite.
Quando os cogumelos estiverem fritos, junte a carne ao tacho. Tempere com sal, o alho picado e a pimenta, junte a folha de louro e adicione ainda o vinho branco e a polpa de tomate. Envolva tudo muito bem e deixe a carne estufar aí durante uns vinte minutos, em lume médio. Vá mexendo, para que toda a carne core e ganhe sabor.
E já está! Agora é só montar o empadão. Para já, pode colocar o forno a aquecer nos 200º C. Enquanto o dito aquece, no fundo de um pirex ou de um tabuleiro de ir ao forno coloque a mistura de carne e cogumelos, e depois, por cima, disponha o puré de batata-doce. Enfeite como preferir e leve ao forno uns vinte a trinta minutos (ou até as pontinhas do puré começarem a tostar).
Fonte original todos os direitos reservados a: https://gulinha.blogs.sapo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário