Esta praia revela-se um destino de sonho para quem pretende relaxar num contexto deslumbrante: Praia Fluvial de Cardigos, das mais belas de Portugal!

 



Os dias quentes de verão fazem com que a maioria das pessoas procure um lugar numa praia para estender a toalha. Quando o calor aperta é uma experiência refrescante poder dar um mergulho nas águas de uma praia, seja marítima ou fluvial.

Um verdadeiro paraíso que pode ser encontrado no interior do país é a praia fluvial de Cardigos. Esta praia revela-se um destino de sonho para quem pretende relaxar num contexto deslumbrante. Aqui, encontrará um cenário encantador e viverá uma experiência imperdível! 


Praia Fluvial de Cardigos, das mais belas de Portugal 

 

O contexto


Localização
História
Evolução
Riqueza patrimonial
A Praia Fluvial de Cardigos
Qualidade
Infraestruturas
Praia inclusiva e com segurança
Campismo
O que comer




O contexto

Com o início da época balnear, as pessoas apressam-se a escolher praias que querem visitar. Enquanto uns têm preferência por praias marítimas, outros preferem praias fluviais.

Uma das praias fluviais que deve ter em consideração no momento de agendar as suas férias é a praia fluvial de Cardigos. Este é um dos destinos de praia mais fantásticos que poderá conhecer em Portugal neste verão.
Localização

A praia fluvial de Cardigos está situada a 5 minutos da freguesia de Cardigos, presente na estrada que liga Cardigos ao lugar dos Vales no concelho de Mação. Esta freguesia fica na província da Beira Baixa e tem pouco mais de 1086 habitantes.

Esta praia revela-se uma escolha excelente para todos os que pretendem fazer praia num cenário encantador. Nesta praia, não terá que lidar com multidões. Conseguirá escapar aos espaços mais concorridos desta altura do ano.

 



História

Cardigos tem uma história que merece ser conhecida. Nesta terra, foram encontrados diversos vestígios megalíticos, nomeadamente dólmenes. Há também elementos romanos, como pontes, templos e aquedutos.

A presença romana terá sido responsável pelo desenvolvimento da agricultura e de culturas, como a oliveira e a vinha, árvores de frutos e cereais. Os romanos fizeram ainda explorações de minérios, como ouro, ferro e estanho.
Evolução

O primeiro domínio de Cardigos pertenceu aos cavaleiros templários. Posteriormente, passou para o domínio da Ordem de Malta.

O brasão da freguesia exibe a cruz desta Ordem Religiosa e Militar. Foi na dinastia filipina que Cardigos foi elevada a sede de Comarca, mais precisamente em 1605, durante o reinado de Filipe II de Espanha.

 



Riqueza patrimonial

O património local tem diversas atrações turísticas que merecem ser visitadas. O Pelourinho revela-se apenas um simples exemplo.

Existem construções religiosas, onde se destacam a Igreja Matriz de Cardigos ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a antiga igreja matriz, a Capela de São Bento ou a Ermida do Espírito Santo.

Outras atrações de Cardigos são os vestígios arqueológicos pré-históricos, romanos e mouros e a Anta da Lajinha e a Ponte Romana de Cardigos, que são do interesse de quem pretende saber mais sobre a história deste local.
A Praia Fluvial de Cardigos

Esta praia revela-se perfeita para uma escapadinha. Este pedaço de terra também é conhecido como Praia do Vergancinho.

Apesar de toda a qualidade e beleza deste local, não é uma atração popular. Revela-se um pequeno segredo partilhado por poucos. Por isso, não terá de lidar com enchentes, haverá sempre espaço para colocar a toalha.

 


 
Qualidade

Esta praia fluvial não tem uma fama que a leve a receber multidões, o que é perfeito para quem a visita, pois evita a confusão gerada nos locais mais concorridos. No entanto, a sua qualidade é inegável.

A Praia Fluvial de Cardigos já foi reconhecida como “Estrela do Médio Tejo”. Foi eleita na categoria Património Natural – Praias Fluviais. Esta praia assegura tudo o que se necessita para umas horas memoráveis.

 

 

Infraestruturas

O contacto direto com a Natureza favorece esta praia com uma paisagem fantástica. Além disso, a Praia Fluvial de Cardigos tem todas as infraestruturas que asseguram dias de praia de excelência. Este é um espaço de lazer e de convívio que se tornou numa referência na região. Existem piscinas fluviais que estão adaptadas quer para miúdos, quer para graúdos.

Nesta praia, também não faltam áreas de lazer para explorar. As churrasqueiras cobertas asseguram momentos de convívio, enquanto se assam tentações. O parque de merendas permite reunir a família na hora da refeição.

Existem ainda outros elementos essenciais para um dia de praia sem preocupações, nomeadamente bar de apoio, casas de banho e chuveiros.

 



Praia inclusiva e com segurança

Esta é uma praia inclusiva, adaptada a quem se desloca em cadeiras de rodas e que poderá encontrar facilidades no acesso à piscina.

A presença de nadador-salvador durante o verão é uma mais-valia de que esta praia dispõe. Um elemento importante que oferece segurança e tranquilidade a todos os que frequentam este espaço.
Campismo

Os amantes da Natureza podem aproveitar a oportunidade para fazer campismo. É possível instalar a tenda numa zona indicada para esse efeito e que se situa do outro lado da praia.

A existência de casa de banho e chuveiros (com água fria) asseguram espaços para se realizar a higiene diária. Se necessitar de comprar alimentos, terá de se deslocar à mercearia da aldeia. 






O que comer

A região de Mação apresenta uma gastronomia de qualidade. Entre os petiscos que poderá encontrar e que representam o melhor da comida da região estão: os maranhos, o cabrito assado, as cavacas, o bolo fino, os coscorões ou as tigeladas.

Muitos dos restaurantes locais servem estas iguarias.


Informação útil 


Como chegar:

Para quem pretende fazer a viagem de carro, deve apanhar a A23 (autoestrada da Beira-Interior) e, depois, seguir até à saída 12, em direção a Mação.



O percurso do Porto para Mação pode ser realizado por comboio.

Diariamente, há comboios que partem da estação Porto – Campanhã, seguindo o percurso com destino à estação de Barragem De Belver. A duração média da viagem de comboio é de 4h.

De Lisboa, o comboio parte da estação do Oriente e a viagem demora 2h50.
Posto de Turismo de Mação

6120 Mação, Portugal

Contactos. (+351) 241 573 450 / posto.turismo@cm-macao.pt.

Coordenadas: Lat.: 39° 41′ 42″ Long.: 8° 1′ 12.036″ W

 

@ https://ncultura.pt/praia-fluvial-de-cardigos-das-mais-belas-de-portugal/



Sem comentários:

Enviar um comentário