A maior abóbora de Portugal pesa 730 kg e dá para alimentar 3000 pessoas...O dono é campeão nacional e revela os segredos da abóbora gigante.

 




Esta abóbora gigante de 730 kg é a maior de Portugal

A abóbora chama-se “Claudinha” e dá para alimentar 3000 pessoas. O dono é campeão nacional e revela os segredos da "maior abóbora" portuguesa.

 

 


 



A abóbora gigante “Claudinha” é um dos orgulhos da família de José Rui Santos que a tem divulgado nas redes sociais e junto dos amantes destes fenómenos. A sua “menina” conseguiu crescer até chegar aos “730 kg e 4,6 metros de diâmetro”.

“Foi a maior abóbora que já tive e se fosse ao concurso internacional de Paredes seria de certeza a grande vencedora, a milhas de distância”, conta ao Contacto José Rui Santos, sem conseguir esconder o orgulho.

Mas a “Claudinha” já não pode viajar até Paredes, no Porto, para participar no Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes “O maior da minha Aldeia”. Um certame anual que se vai realizar entre os dias 8 e 10 de setembro e, de onde, José Rui Santos tem saído campeão nacional das abóboras desde o primeiro evento, em 2019.

“Com 730 kg é a maior abóbora de Portugal”, e quem sabe seria também campeã europeia, vinca este agricultor. A família estava com todas as expetativas em alta a assistir ao crescimento da “Claudinha”, assim batizada, em homenagem à mulher de José Rui Santos.

 



A crescer 12 kg/dia

“Esta abóbora estava a crescer 12 kilos por dia. É o meu recorde pessoal. Pesava já 730 kg e ainda faltavam 45 dias para terminar o crescimento, pois as abóboras desenvolvem-se durante 120 dias e quase 1,5 meses para o concurso. Já estava tudo preparado para a levarmos ao norte”, começa por contar José Santos.

O que aconteceu? O calor imenso, de mais de 40 graus, que assolou o algarve, no final de julho, estragou os planos vencedores. “A abóbora não resistiu ao calor e desmembrou-se”, diz José Rui Santos salientando que estas são as temperaturas normais em junho e julho, no interior algarvio, longe do mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário