Bacalhau à Conde da Guarda

 




Mais que "bacalhau à Conde da Guarda", esta é para mim a receita de "bacalhau à Tia Irene", pois é um prato habitual em dias de reuniões familiares à volta da mesa da minha tia mais nova. Sempre que o faço, tenho um pensamento saudoso para a minha família de Lisboa a quem deixo aqui um forte abraço. Um prato de bacalhau com uma textura fofa e um sabor fino, perfeito para ser servido em alturas de Natal...


Ingredientes para 4-6 pessoas

600 g de bacalhau demolhado
3 cebolas médias, picadas finamente
3 dentes de alho, picados finamente
900 g de batatas
200 ml de leite
350 ml de natas para culinária
40 g de queijo da ilha ralado em fios (ou emmental, parmesão...)
sal & pimenta moída no momento


Preparação


Lavar e escovar muito bem as batatas. Leva-las a cozer com a pele em água temperada de sal até ficarem cozidas mas ainda ligeiramente firmes.


Entretanto, colocar as postas de bacalhau num tacho e cobrir com água. Levar ao lume até começar apenas a ferver. Retirar o tacho do lume e escorrer o bacalhau.


Remover as espinhas e as peles do bacalhau. Desfiar a carne e reservar.


Pré-aquecer o forno a 220ºC.


Escorrer as batatas e deixar amornar um pouco antes de descascar. Reduzir as batatas em puré com o auxílio de um passe-vite. Incorporar o leite e reservar.


Levar as cebolas picadas a suar numa caçarola ampla de saltear, em seco. Juntar os alhos picados e refogar por mais 1 minuto.


Adicionar o bacalhau desfiado e saltear por 2-3 minutos, mexendo sempre. Juntar o puré de batata e mexer energicamente em lume brando com uma colher de pau até obter um preparado homogéneo. Temperar com sal e pimenta.


Retirar a caçarola do lume e envolver as natas. Rectificar os temperos.


Transferir o preparado para uma assadeira, alisando a superfície com uma espátula. Polvilhar com o queijo ralado.


Levar ao forno - a 220ºC - até dourar. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida, acompanhando com salada de folhas.


Fonte: receita adaptada do livro As Receitas Escolhidas, de Maria de Lourdes Modesto - Editorial Verbo (Portugal)




http://elvirabistrot.blogspot.com

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário