Aldeia do Mato deslumbra no Centro de Portugal...um paraíso que proporciona momentos de lazer muito agradáveis.

 

 

Aldeia do Mato - Abrantes

Das experiências mais agradáveis que se pode ter no que respeita a tempo de verão e na zona centro, praia, piscina natural, desportos náuticos, restauração e sombras, muitas sombras... fantástico.



A praia fluvial de Aldeia do Mato, na união de freguesias de Aldeia do Mato e Souto, no concelho de Abrantes, distrito de Santarém é mais uma piscina fluvial na Albufeira de Castelo de Bode. Situada no concelho de Abrantes é uma das principais atracções turísticas da região, pela natureza envolvente mas também pelas óptimas condições que oferece para actividades de recreio e lazer.Praia Fluvial Aldeia Mato.

 



A Praia Fluvial com bandeira azul é uma espaço público, aberto de 1 de Maio a 31 de Outubro, todos os dias das 14.30 às 20.00 horas, aos sábados, domingos e feriados das 10.00 às 20.00 horas). Por isso tem bastante tempo para se divertir em família e tomar banho.

 


Além de piscina fluvial flutuante vigiada por uma nadador salvador é uma excelente zona de desportos náuticos e além da piscina flutuante tem um cais de acostagem, estacionamento grátis, instalações sanitárias, aluguer de canoas – kayaks e gaivotas e mais recentemente um parque de merendas inaugurado em 2005.Cadeira para apreciar a vista e descansar.


Reconhecida pela Quercus com os galardões de bandeira azul e Praia Para Todos, esta zona balnear em plena albufeira de Castelo de Bode oferece-lhe as condições ideais para umas mini-férias, onde poderá descansar, observar a fauna e a flora, realizar actividades náuticas como canoagem e mergulho, passeios pedestres e muitas outras actividades. Dotada de boas infra-estruturas, esta zona tem ao seu dispor uma piscina flutuante, bar/cafetaria, balneários, parque de campismo e bungallows para pernoitar durante uns dias.

Para apoio a estas atividades há ainda um bar com esplanada, onde poderá simplesmente desfrutar do excelente ambiente natural da albufeira. Tem ainda a possibilidade de desenvolver as seguintes atividades de aventura: percursos pedestres, percursos BTT, orientação, tiro com arco, slide, rapel, escalada ou passeios de Moto4.


 Um pouco de história da Aldeia do Mato


Calcula-se que a existência de Aldeia do Mato seja anterior ao séc. XIII. Nessa altura teria o nome de Aldeia da Mata, devido à quantidade de lenha existente. que era a sua fonte de rendimento principalmente as oliveiras e o pinhal. A construção da Barragem de Castelo do Bode em 1951, levou ao desaparecimento de grande parte dos campos de oliveiras que ficaram submersos e aqui nasceu a zona balnear e de recreio da Aldeia do Mato.


O dia da festa/romaria na Aldeia do Mato é o último fim de semana de Julho e o padroeiro é a Santa Maria Madalena.

 




Como chegar a Aldeia do Mato

De Autocarro

O autocarro parte da estação de Sete Rios em Lisboa com destino a Abrantes. São 1h45m de viagem, com partidas a cada 3 horas. De Abrantes até Aldeia do Mato, são 17 minutos de táxi (13,8 km). É possível ir de autocarro, no lugar do táxi, mas ele sai apenas às 18h5m, com o regresso somente no outro dia pela manhã, às 7h23m.

De Comboio

São 1h59m de viagem da estação de Santa Apolonia, em Lisboa, até a estação de Carvalhos de Figueiredo. De lá até Aldeia do Mato, são 17 minutos de táxi.

De carro

A partir de Lisboa, pela A1 -auto-estrada do norte, até Torres Novas, onde deve-se apanhar a A23 até Abrantes.

As coordenadas de GPS são: 39.545351, -8.277065 ou 39°32’43.3″N 8°16’37.4″W

Sem comentários:

Enviar um comentário