Galapinhos... a Pérola da Arrábida e uma das mais belas Praias de PORTUGAL e da Europa!

 


 

Galapinhos nunca mais foi a mesma desde que a elegeram a “praia mais bonita da Europa”. Os seus acessos difíceis não demovem quem quer banhar-se nesta enseada abraçada pela Arrábida.






A paisagem digna de cartão-postal arrebata logo quem percorre a beira da estrada. É como se a Serra da Arrábida abraçasse o oceano Atlântico, criando uma enseada de vegetação mediterrânica banhada por águas de vários azuis, calmas e geladas. Durante décadas, este tesouro em pleno Parque Natural da Arrábida e Parque Marinho Professor Luiz Saldanha foi frequentado apenas pelos setubalenses, azeitonenses e quem dele guardava segredo. Em 2017, uma votação da European Best Destinations elegeu Galapinhos como “a praia mais bonita da Europa” e desde então a Arrábida passou a receber turistas de todo o mundo.

O paraíso, porém, recebe os visitantes com um caminho tortuoso entre a vegetação selvagem, pelo que não é fácil subir e descê-lo sem alguma destreza física. O esforço é recompensado pela paisagem, mas há forma de o evitar, transpondo, com cautela, as rochas que separam a praia da irmã mais civilizada – Galapos -, ou indo pela areia durante a maré baixa. A boa notícia é que já há melhores condições de acesso e permanência, como um caminho pedonal em Galapos e um renovado apoio de praia em Galapinhos. O acesso às praias desde a Figueirinha até ao Portinho/Creiro faz-se através de autocarros vaivém.

 










Como ir? 

 

Do Porto, pela A1 e A12. De Lisboa, pela A2. Seguir em direção a Setúbal (terminal da Várzea). Apanhar autocarro 723 com destino à praia da Figueirinha. Vaivém gratuito entre todas as praias, das 08h30 às 19h30.

 

 

 

 

@Fotos: Alexandre Guerra/Praias da Arrábida

@Evasões/Galapinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário