Segundo reza a lenda, neste castelo em Santa Maria da Feira há um caminho subterrâneo escondido debaixo de uma escadaria. Este servia para ajudar os defensores do castelo a fugir, quando cercados. Para testar a veracidade da história, há muitos anos, o povo decidiu enviar um homem pela passagem que, até aos dias de hoje, nunca mais foi visto.
O Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos militares portugueses. A diversidade dos seus recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI faz dele uma peça única da nossa arquitetura militar.
Sempre representou para a Feira, e para Portugal, um símbolo de identidade nacional. Ao longo da História, desempenhou várias tarefas: foi castro de ocupação romana, baluarte contra as invasões normandas, forte militar na época da Reconquista, sede de região militar, o grande centro político que levou à independência de Portugal e habitação de famílias reais e nobres.
A Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira, em parceria com a DRCN, desenvolveu um Projeto de Conservação e Remodelação do Castelo, com o apoio de fundos comunitários, que consistiu essencialmente na realização de obras de conservação e restauro da Capela, conservação e remodelação da Torre de Menagem.
Hoje, o Castelo está preparado para desempenhar as funções de Polo Cultural na vasta região em que se insere e que constituía, outrora, uma região denominada Terra de Santa Maria.
A Feira Medieval em Terra de Santa Maria conduz anualmente milhares de visitantes numa viagem no tempo até ao reinado de D. João I.
Localização:
Latitude: 40.921263
Longitude: -8.543333
Alameda Dr. Roberto Vaz Oliveira, 4520 Santa Maria da Feira, Aveiro Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário