Praia das Fontainhas… muito pequena e isolada, e por isso um dos poucos segredos que ainda restam no Algarve.

 


Localizada na cidade de Lagoa, a praia das Fontainhas é uma praia pequena e isolada, rodeada de muita vegetação.

No entanto, tem vindo a ser descoberta, devido aos muitos passeios de barco que hoje se realizam por esta costa. Apesar disso, a maioria dos visitantes são residentes na zona ou hóspedes do único hotel nas proximidades (ver abaixo). Já há dias em que enche.

Ladeada por duas falésias que parecem ter sido cortadas e moldadas pelo homem, é no entanto uma obra da natureza. O pinhal acima é muitas vezes usado para acampar e fazer piqueniques.

 


No verão, o mar costuma estar calmo, mas há que ter sempre cuidado, pois aqui não há vigilância de nadadores-salvadores. 

Esta é uma praia selvagem sem qualquer tipo de equipamento de apoio. Traga água e comida, e não se esqueça de levar depois todo o lixo consigo. Quando a maré sobe, e principalmente fora dos meses de verão, grande parte do areal desaparece.

Para aqui chegar, é preciso fazer uma curta caminhada sobre as falésias e descobrir o trilho que dá acesso ao areal (na imagem acima), que se encontra escondido no lado direito quando se está de frente para o mar. Leve calçado adequado e não chinelos. 

A descida demora cerca de um minuto, mas é preciso ir com cuidado. O trilho não é particularmente perigoso, mas é íngreme e escorregadio, devido às pedras soltas, não sendo indicado para crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

A melhor altura para uma visita é de manhã, já que metade do areal fica à sombra a meio da tarde. Não fique muito perto das falésias, pois há o risco de queda de blocos.




Localidade: Lagoa

Perfeita para: Casais

Vigiada: Não

WC: Não

Aluguer de Chapéus: Não

Bar ou Restaurante: Não

Acessível: Não

Estacionamento: Não 



Como chegar à Praia das Fontainhas



De carro, a Praia das Fontainhas fica a cerca de 20 minutos do Carvoeiro e Armação de Pêra. Na estrada N125, vire para a M1154 e siga pela estreita e sinuosa Estrada de Albandeira até à praia com o mesmo nome. Estacione aqui e caminhe por cerca de dez minutos para nascente, pelo pinhal e sobre as falésias. Ao avistar a praia de cima, procure o trilho acima mencionado, no lado direito. Não é possível ir de transportes públicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário