Conheça as Maiores Festas Tradicionais em Portugal - Visitar uma aldeia, vila ou cidade durante as suas festas tradicionais é sinónimo de comida, folclore e convívio

 




Não há nada mais genuíno do que as festas e romarias portuguesas, que levam multidões para as ruas, misturam sagrado e profano, se anunciam com foguetes e, às vezes, bombos.

Visitar uma aldeia, vila ou cidade em Portugal durante as suas festas tradicionais é sinónimo de comilança, folclore e convívio. Se é verdade que grande parte destas ocasiões festivas acontecem no Verão, também é certo que há festas e romarias em todos os meses do ano, como prova este artigo. 

Para o ajudar a organizar escapadinhas, fins-de-semana ou, quem sabe, umas curtas férias, compilámos um calendário com algumas das mais belas festas e romarias de Portugal


Janeiro - Fevereiro:

Carnaval: O carnaval celebrado em Portugal tem grande relevância ao longo de todo o território sendo as maiores celebrações em Loulé, Ovar, Torres Vedras, Viana do Castelo e na ilha da Madeira.

Festival Internacional do Chocolate (14-28 Fev.): Realizado no município de Óbidos, na estremadura, um festival dedicado ao chocolate, cacau e aos artistas que se dedicam a trabalhá-lo.

Fantasporto (final de Fevereiro): Festival internacional de cinema de fantasia, terror e filmes alternativos, exibido na cidade do Porto.

 


 
Março - Abril:

Semana Santa: Durante esta semana decorrem por todo o país inúmeras manifestações que compreendem a celebração da Páscoa. Destacam-se as festividades na cidade de Braga.

Ovibeja (último fim-de-semana de abril): Esta é uma feira dedicada à agricultura e ganadaria. Destaca-se ainda a presença de vários artistas e diferentes actuações assim como artesanato e bancas de comida tradicional.

 


 


Maio:

Feira das Cantarinhas (2-4 Maio): Esta é uma importante feira de artesanato no extremo norte do país, em Bragança, Trás-os-Montes.


 

Queima das Fitas (primeira semana de Maio): Esta é uma semana dedicada à vida académica universitária. A mais conhecida queima das fitas realiza-se em Coimbra com procissões diárias de carros alegóricos, missas, concertos e muitas outras atividades. A queima das fitas repete-se por todo o território sendo ainda relevantes as de Lisboa, Porto, Braga, Setúbal e Faro.

 


 Festa das Cruzes (primeira semana de Maio): Esta é uma festividade que se realiza em Barcelos. Uma festa de bandeiras, flores e concertos ao ar livre.



 

Festa do Mar (primeiro fim-de-semana de Maio): Procissão marítima em barcos coloridos ornamentados de flores e adereços em homenagem aos santos padroeiros dos pescadores, no porto da Nazaré, Estremadura.

Peregrinação a Fátima (12-13 de Maio): Centenas de milhares de pessoas visitam Fátima para comemorar a aparição da Virgem em 1917. Esta mesma procissão é repetida a 12-13 de Outubro.

Feira do Alvarinho (final de Maio): Esta é uma feira de cinco dias em homenagem ao saboroso Vinho de Monção. Esta feira além de provas de vinho e gastronómicas conta ainda com música, concertos, danças folclóricas, e muito mais.

 


 
Junho:

Festa do Fado: Este festival realiza-se no Castelo de São Jorge em Lisboa. Durante o mês de Junho poderá ouvir o melhor do fado português, gratuitamente, a cada quinta-feira e domingo nos eléctricos tipícos.

Festa do Corpo de Deus: Esta festividade realiza-se em Monção, no Minho, e contempla procissões religiosas e uma feira medieval.

 


Vaca das Cordas & Corpus Christi: Já desde há muitos séculos que esta festividade se realiza em Ponte de Lima onde jovens realizam uma garraiada ao ar livre. Segue-se a Festa do Corpo de Deus com várias procissões religiosas e flores decorando as ruas.

Festas de Santo António (12-13 Junho): Esta animada festa popular realiza-se em Lisboa, no bairro de Alfama, nesta noite pode encontrar mais de 50 pequenos arraiais pela cidade com muita música, dança, vinho e sardinhas

Festas de São João (23-24 Junho): Esta é a festa popular das cidades de Porto, Braga e Vila do Conde, onde além de muita sardinha todos os populares batem na cabeça uns dos outros com um martelo de plástico.

Feira Nacional da Agricultura (final de Junho): Esta é uma feira anual que se realiza no concelho de Santarém. Incorpora corridas de cavalos, corridas de touros e muitos eventos para crianças.

 


 


Julho:

Mercado Medieval: Coloca a tua armadura e dirige-te para as muralhas de Óbidos na Estremadura, onde todos os tipos de tradições e costumes medievais são recriados numa das maiores feiras medievais em Portugal.


 
A Festa dos Tabuleiros realiza-se de 4 em 4 anos e a próxima terá lugar em Julho de 2023. : Tomar 

 


 


Agosto:

Festas de Cidade e Gualterianas (primeiro fim-de-semana): Feira gratuita na cidade de Guimarães, Minho, comanças folclóricas, concertos de rock, corridas de touros, fogo de artifício e concursos.

Festival do Marisco (meio de Agosto): Este festival de marisco realiza-se todos os anos em Olhão, no Algarve. Alguns dos pratos mais típicos são a caldeirada, a cataplana acompanhados de muita música.

Romaria Sra. d'Agonia - Viana do Castelo

 


 

Feira de São Mateus: Uma das maiores feiras nacionais com muita música, comida típica e fogo de artifício, em Viseu.

 


 


Setembro - Outubro:


Nossa Senhora da Nazaré (8 Setembro): Este é um dos maiores festivais religiosos do país que inclui danças folclóricas, corridas de touros e procissões.

 


 


Novembro - Dezembro:

Feira de São Martinho (primeira quinzena de Novembro): No coração da capital do cavalo, Golegã, Ribatejo, ocorrem importantes concursos equestres, festas nocturnas, corridas de touros acompanhados da boa castanha e água-pé.

 

 




Véspera de Ano Novo (31 Dezembro): O ano novo é sempre bem recebido por todo o país sendo o fogo de artifício na ilha da Madeira o mais celebrado.

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário