Uma praia fluvial paradisíaca com água que atinge os 30º no verão…. Este verão aproveite para conhecer esta maravilha de Portugal!

 


Nas margens do Grande Lago Alqueva foram criadas nos últimos anos várias praias fluviais. Com extensos areais, vigiadas, com zonas de sombra, estacionamento, bares e restaurantes, são uma forma excelente de desfrutar das águas quentes da barragem que no Verão atingem os 30ºC.

 


Verão no Alqueva: entre a ilha Dourada e a nova praia de Azenhas D’El Rei

 

O Grande Lago conta com uma nova praia fluvial que é também a primeira do concelho do Alandroal. Com Bandeira Azul, a Área de Recreio e Lazer das Azenhas D’El Rei junta-se às praias de Monsaraz, Mourão, Amieira e Alqueva. Aproveite a visita para conhecer a ilha Dourada.

 



Nas margens do Alqueva, a Área de Recreio e Lazer das Azenhas D’El Rei foi oficialmente inaugurada no passado dia 9 de junho do ano passado. 

Trata-se da mais recente praia fluvial do chamado Grande Lago e a primeira no concelho do Alandroal. No momento da abertura, a praia ostentou desde logo a Bandeira Azul, uma situação até agora inédita em Portugal e que reconhece a qualidade das águas, mas também das infraestruturas. 

Como curiosidade e atrativo, as Azenhas D’El Rei ficam em frente a uma outra praia, mas… espanhola. Trata-se da playa de Cheles (Badajoz). Atravesse a “fronteira” de canoa, sem grande esforço, já que as margens estão separadas por apenas 50 metros. 

Nas Azenhas D'El Rei navegue à vela, mergulhe e tente a sorte na pesca. Passeie de barco, pratique caiaque e stand up paddle. 

Aproveite o areal com cerca de 3500 m2 pontuado de oliveiras e azinheiras e a zona verde com 750 m2. É praia de Bandeira Azul, zona de calor bom e mergulhos refrescantes, assim como de bons petiscos.

 


 

Um projeto único, o restaurante Raia (Tel. 932013496), nome que remete para a zona raiana alentejana, chefiado por Filipe Rebocho, preconiza o conceito “farm to table”, artesanal e “zero waist”.

Tem uma carta sazonal que muda de acordo com aquilo que a Terramay (tel. 932566672) produz. 

Terramay é um projeto familiar de agricultura regenerativa 100% natural. Fica a cerca de 15 km por terra e dois por rio e fornece quase tudo para este beach club alentejano, vegetais, leguminosas, ovos, carnes. 

Dá ainda a provar o peixe e lagostins do rio.




 


As praias do Grande Lago

Todas com Bandeira Azul, as praias fluviais da albufeira do Alqueva transformaram-se em verdadeiros oásis de lazer. 

Construída numa baía, a pouco mais de 1 km da aldeia com o mesmo nome, a praia de Alqueva, no concelho de Portel, foi oficialmente inaugurada em agosto de 2021.

 De grande extensão, é composta por areal, zona relvada, áreas de toldos e colmos, e diversos espaços de lazer. Para além de muitos mergulhos, há canoas, gaivotas e pranchas de stand up paddle para desfrutar. 

No mesmo município conte com a praia da Amieira, um areal com 600 metros, a sombra dos chapéus de colmo convida a preguiçar depois de uma experiência de stand up paddle ou da canoagem. 

Já a praia fluvial de Mourão, com 320 metros de areal, convida a saltar para a água quente a partir da plataforma e divertir-se no escorrega. 

Muito perto localiza-se a praia de Monsaraz, a menos de 10 minutos da vila-museu de ruas empedradas. Dispõe de centro náutico, bar e restaurante, e possibilita a prática de vários desportos como o esqui aquático, bodyboard elétrico e windsurf.



Explorar a ilha Dourada

O Alqueva é o maior lago artificial da Europa, com uma albufeira de 250 km2, que abrange cinco concelhos do Alentejo: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal.
 
 

 
Das mais de quatro centenas de ilhas e ilhotas que “nasceram” com o enchimento da albufeira do Alqueva, a selvagem ilha Dourada é a única que oferece uma praia natural com areia. Deve o nome à cor de ouro do areal. Uma argila altamente hidratante forma um filão da “ilha de ouro”. Envolva-se nesta areia macia e deixe-se ficar a contemplar os dois castelos, de Monsaraz e de Mourão, ambos visíveis a partir da praia fluvial. 
 
Depois, dê um mergulho na água quente e sinta o efeito pele de seda.

 

 
A Alqueva Cruzeiros (Tel. 961544559) leva-o de barco até este paraíso, monta uma pérgula e põe a mesa para petiscar à moda alentejana. Mergulhe e experimente o stan up paddle com prancha insuflável, a boia de tração ou os esquis. O passeio tem a duração de perto de duas horas, com partida do Centro Náutico de Monsaraz. Já a embarcação vintage holandesa, o veleiro Sem Fim (Tel. 961667584) é uma boa escolha para um jantar romântico com paragem na ilha Dourada para banhos.
 
A partir da Amieira Marina (Tel. 266611173) alugue um barco-casa e, após pernoitar siga pelas zonas navegáveis do Grande Lago até à Ilha. Saiba que a velocidade está autolimitada a 10 km/hora e não é necessário ter carta de marinheiro. Equipe o barco com um churrasco a gás e convide os amigos para o petisco. Os mais aguerridos podem remar de canoa e caiaque ou fazer-se transportar de prancha de stand up paddle, calmamente, em silêncio, levando o próprio piquenique. Outra opção divertida são as gaivotas com escorrega. 
 
Não esqueça o chapéu nem o protetor solar. 


 
@Todos os direitos reservados:
https://expresso.pt/boa-cama-boa-mesa
https://www.roteirodoalqueva.com

Sem comentários:

Enviar um comentário