Bolos de azeite da Beira Alta: receita antiga e tradicional que sai sempre bem

 




São especialmente apreciados nas épocas festivas mas, aqui entre nós, qualquer altura é boa para desfrutar de uns deliciosos biscoitos de azeite da Beira Alta. Feitos à moda antiga e seguindo a receita mais tradicional, estes pequenos bolinhos são ideais para acompanhar um chá ou um café com os seus amigos, por exemplo.

Em muitos locais da Beira Alta, são também usados como acompanhamento do queijo da Serra da Estrela. E acredite em nós: a mistura de sabores funciona na perfeição e o toque de doçura aportado pelos biscoitos combina muito bem com o sabor forte deste queijo típico.

Ficou convencida? Então reúna hoje mesmo os ingredientes e prepare estes deliciosos biscoitos de azeite da Beira Alta. Depois, coloque-os a arrefecer à janela e verá como os familiares e amigos aparecerão num instante.





Preparação:

Misture os ovos com o açúcar, o azeite e as gotas de aguardente.
Bata muito bem até obter uma cor esbranquiçada.


Adicione a farinha e o fermento, um pouco de cada vez e batendo sempre entre cada adição.


NOTA: a massa deve ficar com uma consistência não muito líquida. O truque para saber se está no ponto é fazer bolinhas para os biscoitos que não ficam achatadas. Se achatarem, é sinal que a massa precisa de um pouco mais de farinha.


Molde os biscoitos usando as mãos (enfarinhadas ou untadas) ou 2 colheres e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com azeite.


Polvilhe-os com um pouco de açúcar.


Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 20 minutos.
Retire e deixe arrefecer completamente.
Sirva.




Dicas:



Pode usar diversos tipos de fermento na preparação destes biscoitos. No entanto, a receita original é feita com fermento de padeiro.


Para além de polvilha com açúcar, pode também polvilhar com canela. Ou pode até nem sequer usar qualquer tipo de cobertura.


As quantidades de sumo de limão e de aguardente não precisam de ser muito grandes mas pode alterá-las consoante o seu gosto pessoal.


Apesar de serem muito consumidos nas épocas festivas, Páscoa ou Natal, os biscoitos de azeite da Beira Baixa podem e devem ser desfrutados em qualquer época do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário