Tradicional Pão de Ló de Portugal

 




Nada como um belo pão-de-ló, um verdadeiro clássico da cozinha tradicional portuguesa, mas bem em Portugal, não faltam receitas fantásticas com todo o tipo de pães de ló: moles, com recheio, secos, de chocolate, com caldas, aromas a citrinos, um pouco de tudo. Neste caso, temos o típico pão-de-ló alto. Como podem ver, este caiu um pouco depois de assar, mas não deixou de ser perfeito, bem fofinho e cremoso.


O Pão de Ló, é uma receita com literalmente séculos de história, sendo usado como última refeição para condenados, um doce para alguém adoentado ou um presente para um afilhado, delicioso, rico e fofinho.

Ingredientes

Ovos – 6
Gemas – 2
Açúcar – 200gr
Farinha – 100gr
Fermento – 1 Colher de Chá (Cheia)
Manteiga – Para Untar
Farinha – Para Polvilhar
Sal – Uma Pitada


Instruções



Unta uma forma média (de castelo, têm um buraco no meio) com manteiga, forre-as com papel vegetal e unte novamente com manteiga e polvilha com um pouco de farinha. Reserva.


Numa taça grande juntas os ovos, gemas e açúcar bater tudo muito bem por pelo menos 15 minutos até criar uma mistura bem cremosa e homogénea, se for preciso passa tudo por uma peneira fina para ter a certeza que a mistura está bem uniforme.


Agora a parte mistura a farinha e fermento e peneira estes na mistura de ovos aos poucos sempre batendo por pelo menos mais uns 10 minutos.


Por fim pré-aquece o forno a 180ºC e deita a mistura na forma de castelo.


Leva a assar por uns 25 a 30 minutos (depende do forno), tu queres o topo bem tostado e os lados dourados/bronzeados, retira do forno e deixa arrefecer ele vai abater um pouco ao arrefecer e quando estiver a temperatura ambiente podes desenformar e servir, bom apetite.

@https://www.iguaria.com

Sem comentários:

Enviar um comentário